Uma rádio enfrenta a violência
Reportagem de Patrícia Zaidan da Revista Cláudia em Novembro de 2013
Diante de uma constante relacionada a imagem preconceituosa no tocante as favelas, a violência tenta ser deixada de lado nos programas apresentados por 3 mulheres na Rádio Mulher, contando sobre assuntos de interesse comum do Complexo do Alemão, tocante mais fortemente a mulher, mais focado ao combate a violência, com o tom mais suave e indo contra notícias ventiladas sobre a vida cotidiana daquele local.
Essa rádio trata com muita seriedade algumas pautas que são exemplificadas como: empoderamento feminino, direitos que ao longo do tempo acabaram sendo adquiridos para proteger a mulher, questões de cunho geral; tudo isso com cautela para que não fossem tocados temas referente a disputas de tráfico ou pacificação. Outros conteúdos são relacionados a fatos culturais que tentam conceber a inclusão e portanto, a quebra de preconceitos. Através da riqueza propagada na rádio foi possível vencer um prêmio com retorno financeiro, possibilitando a transmissão das suas expressões na web.
Conclusão
O texto foi escrito em narrativa onde relata uma manhã cotidiana de programas que expõem experiências, visando não repetição de ações negativas alusivas as mulheres.
As rádios comunitárias são espaços democráticos, de cultura, educação, entretenimento e informação fundamentais nos ambientes onde existem. Importante discutir a função e o papel das rádios comunitárias, bem como todos os seus enfrentamentos para sobreviver.
ResponderExcluirInfelizmente o mercado atrapalha muito essas rádios comunitárias, só pra poder da espaço as rádios comerciais que fazem anúncios. A sociedade deveria tentar entender a importância das rádios comunitárias até expor a outras regiões das cidades para que todos tenham acesso a este tipo de conteúdo e também da qualidade deste tipo de rádio, que como a professora disse no comentário acima, são espaços altamente democráticos!
ResponderExcluirÉ de grande importância as rádios comunitária, abrindo espaço para a comunidade, dando condições, para o entretenimento , informação local, porém os recursos são mínimos.
ResponderExcluir